quinta-feira, 24 de abril de 2014

IGREJA MADRE DE DEUS : UM MONUMENTO DA HISTÓRIA E DA FÉ DOS MORADORES DO RECIFE

Foto tirada por Francisco Monteiro da igreja Madre de Deus no Recife PE
Depois de termos passado pela avenida Rio Branco, Marco Zero do Recife, casa do artesanato, Pátio de esculturas de Francisco Brennand , Rua do Bom Jesus, Museu a céu Aberto, Praça do Arsenal da Marinha,  torre Malakoff, e Rua da Moeda chegamos em uma das igrejas do século XVIII que é uma das mais belas  daqui de Pernambuco. Esta linda igreja tem em seu nome o reflexo da fé do povo Pernambucano. E nos mostra uma arquitetura da época, preservada e respeitada como um dos nossos ricos e inestimáveis patrimônios históricos, existentes do estado.  Esta linda igreja localizada no Recife Antigo é a igreja Madre de Deus.
Foto tirada por Francisco Monteiro de frente da igreja Madre de Deus 
Foto tirada por Francisco Monteiro de igreja Madre de Deus no Recife PE
A igreja Madre de Deus é um templo católico romano que esta  localizado no Recife Antigo. Mais exatamente nas proximidades com o Paço Alfândega, e localizada na rua Madre de Deus. Tem em seus arredores o rio Capibaribe , e um obelisco em Homenagem aos heróis de Pernambuco e a ponte Mauricio de Nassau .

 Sua construção teve  seu termino em 1720. E é toda em estilo colonial  possui em sua fachada pedras retiradas dos arrecifes, que foram utilizadas para a construção de esculturas de que são mostradas em sua imponente e bela fachada. Tem em suas esculturas a imagem  de São Felipe Néri. e obras entalhadas que pertenceram anteriormente a igreja do Corpo Santo que foi demolida depois das reformas de modernização do porto do Recife no ano de 1913.

Uma curiosidade é que a imagem de São Felipe Néri é em tamanho natural e no alto da igreja possui um oratório com a imagem do padroeiro da paróquia  São Pedro. Em seu interior  possui imagens que anteriormente foram pertencentes aos arcos do Bom Jesus dos Passos do Recife e possui imagens sacras que estão preservadas mesmo depois da danificação causada  por um incêndio na mesma no ano de 1971. Além das pinturas sacras possui moveis antigos em Jacarandá uma especie da arvore de madeira nobre.


A igreja passou por modificações que trouxeram em alguns aspectos melhorias para os fieis, que frequentam a mesma. Uma delas foi realizada no ano de 1931 e foi de uma das torres sineiras no caso a segunda delas ( torres onde ficam os sinos ) . Seu tombamento foi algo de grande importância para o Recife. Pois com isso uma de suas igrejas de grande valor e importância histórica estaria sobre olhos vigilantes, para que sua preservação foce continuamente garantida. O ato do tombamento foi realizado no ano de 1938 pelo IPHAN ( Instituto de Patrimônio Histórico Nacional ) que tomou providencias para recuperar o patrimônio que tinha sido danificado no incêndio.
Em suas restaurações puderam recuperar na década de 1980  parte das obras sacras como as imagens e pinturas.  
Foto tirada por Francisco Monteiro na rua Madre de Deus 
   Quando a alfandega que se encontra do lado era um convento. E parou com suas atividades, passou para as mãos de uma nova administração. No caso da Santa Casa de Misericórdia, que passou a abrigar e acolher várias irmandades e imagens sacras, de valor inestimável .  Um deses exemplos foi o caso da imagem do Senhor Bom Jesus das Portas, que estava no arco que ficava na Rua do Bom jesus, e por causa do desenvolvimento urbano da cidade o arco foi demolido no ano de 1850 e a imagem foi acolhida na igreja Madre de Deus.


Se vocês gostam de nosso trabalho e gostariam de nos ajudar sendo nossos colaboradores ou patrocinadores em enviem nos um e mail para :  francisco.explorador.pe@gmail.com.br

E pessoal temos um projeto, de uma escola e estamos precisando de doações. Quem puder nos ajudar, não precisa ser necessariamente com dinheiro. Estamos recebendo como doação livros,estantes, prateleiras,cadeiras, mesas, quadros,e estamos em especial,estamos precisando do espaço físico. Se puderem nos ajudar, entrem em contato. Serão dadas aulas de :desenho,pintura, serigrafia, animação, noções administrativas,história geral, história do Brasil, história do nordeste, história de Pernambuco, inglês, francês, espanhol e libras. As aulas serão apenas nos sábados. Das 9 horas da manhã até as 17 horas. Muito obrigado aos que puderem ajudar e fiquem todos com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário