quinta-feira, 24 de abril de 2014

PAÇO ALFÂNDEGA

Foto tirada por Francisco Monteiro no Paço Alfândega no Recife PE
Foto tirada por Francisco Monteiro no Paço Alfândega no Recife PE

Depois de passarmos pela igreja Madre de Deus caminhamos poucos metros e do seu lado encontramos um espaço localizado num ponto privilegiado do Recife Antigo. Este espaço que anteriormente era um convento, e que hoje se tornou um Shopping. Com uma vista privilegiada da Rua da Moeda, do rio Capibaribe, da igreja Madre de Deus, da ponte Maurício de Nassau e do obelisco . Com sua localização de fácil acesso. Conseguimos nos locomover até ele apé. Pois seu trajeto é uma curta e agradável caminhada com uma bela paisagem urbana ao redor. Podemos observa lo até mesmo de uma longa distancia depois do rio Capibaribe.O que faz dele um ponto numa localização privilegiada e estratégica para as compras.
Foto tirada por Francisco Monteiro no Paço Alfândega no Recife PE

Este belo edifício é o Paço Alfândega. Em sua história de um convento, a um shopping muita coisa mudou em sua trajetória existencial, até hoje.
Foto tirada por Francisco Monteiro no Paço Alfândega na esquerda e na direita a igreja Madre de Deus no Recife PE
  Com o desenvolvimento do Porto do Recife,que se tornou em sua época o mais movimentado das Américas. Criou se uma grande necessidade, de se ter uma alfandega, para suprir  a falta de espaço de lugares adequados no sentido de guardar as mercadorias vindas de navios. Para isso ser realizado diante das limitações em que os padres tinham por serem em pouca quantidade. O governador de Pernambuco na época Mayrink Ferrão sugestionou uma solução ao imperador Dom Pedro I .Que as instalações do convento focem utilizadas para guardar as mercadorias. Oque logicamente desagradou os padres. Pois seu Oratório estava sendo utilizado para outros fins, que não eram religiosos .


Foto tirada por Francisco Monteiro na rua da Alfândega no Recife Antigo PE



      Se Vocês gostam de nosso trabalho e gostariam de nos ajudar  sendo nossos colaboradores ou patrocinadores envie-
nos um e mail ficaremos muito gratos.

francisco.explorador.pe@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário