quinta-feira, 24 de abril de 2014

PONTE MAURÍCIO DE NASSAU DOS HOLANDESES ATÉ NOSSOS DIAS

Foto tirada por Francisco Monteiro da ponte Maurício de Nassau no Recife PE.
http://verpernambuco.blogspot.com.br/2013/01/pernambuco-holandes.html

É comum uma expressão popular no Brasil que diz que quando algo é muito complicado ou impossível de realizar é mais fácil fazer um boi voar. Essa expressão tem sua origem da época dos holandeses em Pernambuco. Mais exatamente por causa de uma ponte localizada no Recife. Que em sua época era a maior das Américas. Essa ponte da acesso ao Recife antigo, e passamos por ela quando trafegamos de barco ou a pé. E tem uma arquitetura linda com suas estatuas e uma bela paisagem do rio dos mangues, dos prédios, dos pássaros e dos barcos que passam por ela. Em nossas caminhadas admiramos e respiramos uma história que vem desde a época dos holandeses em Pernambuco. E que deixaram para nos uma arquitetura que fez do Recife uma cidade com aspectos europeus. Alem de suas lendas com veracidades históricas, essa arquitetura nos lembra que já fomos no passado a grande economia do Brasil na época da colonização.E passamos por ela como numa viagem, ao passado do estado de Pernambuco. E dessa arquitetura nos foi deixado uma importante e lendária ponte a ponte Maurício de Nassau.

http://verpernambuco.blogspot.com.br/2013/06/pernambuco-holandes-chegada-do-conde.html

   Conhecida como: A capital do Frevo,A Veneza Brasileira,o Recife também tem outro título,que é a cidade Brasileira com mais lendas urbanas.Em sua grande maioria relacionadas a um contexto histórico dos lugares e personagens relatados pelos moradores mais antigos, e até pessoas jovens que dizem ter visto algo fora do padrão para nossos conceitos. Lendas como a "perna cabeluda", "a emparedada da rua Nova"," os fantasmas do museu Madalena e Gilberto Freire","a garota do mangue e cruz do patrão" são algumas das muitas lendas do Recife que é uma cidade que respira turismo até na noite com passeios pelos lugares mencionados nas lendas da bela cidade do Recife. Convidamos você a conhece uma dessas lendas acreditando ou não,mas que são um pequeno reflexo da História de Pernambuco contada a gerações pelos moradores do Recife em nossa literatura.

A LENDA DO BOI VOADOR 
Foto tirada por Francisco Monteiro da ponte Maurício de Nassau no Recife PE
A ponte Maurício de Nassau teve inicio em sua construção no ano de 1643. Com o intuito de facilitar o trafego de pessoas para o Recife antigo, que na época era conhecido como cidade Maurícia pelos moradores. Em sua construção inicial a matéria prima foi a madeira. E era em sua época a maior do Brasil e mais antiga das Américas. Mas para ela ser terminada grandes complicações aconteceram . Por causa destas complicações surgi o a lenda do boi voador. Que na verdade foi uma ideia de Nassau para resolver seus débitos devidos a construção da         
ponte.
Foto tirada por Francisco Monteiro da ponte Maurício de Nassau no Recife PE
Como Nassau teve muitos gastas com a construção da ponte e pretendia recuperar o dinheiro. Mandou espalhar a noticia de que um boi voaria por cima da ponte no turno da noite. Isso fez com que varias pessoas ficassem  curiosas como este feito seria realizado e se seria verdade os boatos que estavam sendo contados pela cidade. Durante as festividades um boi manso caminhou pelas ruas da cidade. Dando a entender que seria este o animal, que voaria na noite de inauguração da ponte. Nassau mandou esconder o animal, e colocou um boi empalhado preso e suspenso por cabos e uma roldana para ajudar no deslocamento do boi de um ponto a outro da cidade. Quando os curiosos estavam reunidos aguardando, es que o boi passou nos ares por cima das pessoas. Como se estive se realmente voando. Por causa da noite e das cordas finas que não podiam ser facilmente vistas a noite foi criada uma ilusão de que um boi realmente passou voando. Muitas pessoas ficaram admiradas com o ocorrido e outras perceberam o truque. Mas Nassau ficou no final das contas feliz pois tinha adquirido 1800  Florins ( moeda da época ) com o pedágio arrecadado dos moradores.

Se vocês gostam de nosso trabalho e gostariam de nos ajudar sendo nossos colaboradores ou patrocinadores em enviem nos um e mail para :  francisco.explorador.pe@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário