segunda-feira, 13 de junho de 2016

O MAIOR E MELHOR SÃO JOÃO DO MUNDO

Foto tirada por Francisco Monteiro no Alto do Moura em Caruaru Pernambuco Brasil


Caruaru é uma cidade do agreste de Pernambuco, situada a aproximadamente 131 km da capital Recife. Nesta cidade do qual é chamada de capital do Agreste, e capital do Forró. As tradições Pernambucanas, são absolutas, em cada lugar em que se olha. Pode se escutar e se sentir os cheiros, e sabores das comidas tipicas do nordeste do Brasil.


Como em toda cidade pernambucana. O Alto do Moura é o  lugar de maior concentração do artesanato  e tradições do Agreste pernambucano. Localizado há 7 km do centro da cidade. Com muitos atelies, de ambos os lados das ruas. O Alto do Moura, é um lugar de grande visitação no período das festas juninas.


Com muitos bares, restaurantes, lanchonetes com comidas tipicas, muita música tradicional sendo tocada ao vivo. Este lugar é ideal para quem desejar conhecer melhor as tradições nordestinas e a extrema riqueza cultural de nosso povo.

Um dos lugares que recomendamos para que visitem é a casa do Mestre Vitalino. Que nela é mostrada como era uma residencia dos sertanejos típicos, e moradores do agreste nos seculos 18 , 19 e parte do seculo 20. Também pode se ver os bonecos de barro feitos pelo mestre Vitalino.  Muitos destes bonecos, retratam o dia a dia do povo nordestino, como uma forma de representação visual de suas tradições culturais como:  a vaquejada, as bandas de pífano e os trios nordestinos.

Outros lugares que se podem ser visitados antes de ir para Caruaru são por exemplo : O Mercado de São José, Casa da Cultura, o Centro do Artesanato de Pernambuco( CAPE ), Centro do Artesanato em Bezerros, e Centro do Artesanato em Gravatá. E estes estão localizados na região agreste, e em nossa capital Recife.

Assim vocês turistas poderão ver, e conhecer um pouco de nossas tradições. Muitas das obras de arte localizadas nestes lugares mostram um pouco de como é nossa arte. Até porque, as obras de arte são trazidas do interior, para serem vendidas também na capital. Depois que fizerem estas visitas, recomendamos que visitam o Alto do Moura em Caruaru, e assim conheceram mais sobre a maravilhosa cultura do nordeste do Brasil.  E Feliz festas juninas pra todos !!!!!


Assinado: Francisco Monteiro


Estes vídeos são de nosso amigo e parceiro de trabalho no Agreste Adalberto Silva. Adalberto Silva é morador da cidade de Bezerros e mostra as belezas do semiárido pernambucano e as  festividades da cidade do qual mora.




E como não seria diferente, ele mostras as festas  Juninas na Serra Negra, que está na cidade de Bezerros Pernambuco Brasil. Bezerros é o terceiro foco das festividades juninas, depois de Caruaru e Gravatá também no Agreste Pernambucano.




Se gostam do nosso trabalho, e gostariam de nos ajudar? Se inscrevam como seguidores de nosso humilde blog. Precisamos de patrocínio para dar continuidade, e precisamos de uma sede.
Caso desejarem nos ajudar e possam, nos mandar mensagem pelo e mail:


                Francisco.explorador.pe@gmail.com





Um comentário: