sábado, 9 de julho de 2016

JABOATÃO DOS GUARARAPES A PÁTRIA NASCEU AQUI

FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO DA PLACA DE DIVISA DE JABOATÃO COM MORENO EM PERNAMBUCO BRASIL 

Saindo do Recife, e seguindo para a região metropolitana sul chegamos 19 km depois em Jaboatão dos Guararapes.  Esta cidade que tem em seu contesto histórico o marco da união de 3 raças. Que compõem a miscigenação inicial do povo brasileiro.


localizada na região metropolitana sul do Recife. E tendo ainda em seu domínio, parte de uma extensão de mata Atlântica.  Jaboatão tem em seu passado um forte desejo de independência, que foi saciada com sangue nas batalhas dos Montes Guararapes.

Hoje em sua geografia, Jaboatão é composta de vários bairros, que no passado eram engenhos de cana de açúcar. E de plantações de fumo.  Tendo nos bairros mais afastados da parte centro, os grandes geradores de renda do município. Como por exemplo:  O bairro de Cavaleiro com seu mercado publico, e os bairros do distrito dos Curados e Prazeres no litoral.


FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO DO CANAVIAL EM JABOATÃO DOS GUARARAPES PERNAMBUCO BRASIL 

Em suas paisagens tanto nas partes centro, litoral , periférica e rural. Jaboatão tem grandes locais com potencial turísticos e históricos pouco explorados.  Que poderia gerar uma grande quantidade de renda, para os moradores das localidades e das proximidades.
FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO NO CURADO 2 DISTRITO DO CURADO EM JABOATÃO DOS GUARARAPES PERNAMBUCO BRASIL 

Alguns moradores das partes mais afastadas do centro de Jaboatão, quando são perguntados: Para A onde vais  ? eles respondem de maneira costumeira : Estou indo para Jaboatão. Mas,.... é ai que fica a pergunta. Se ele ou ela já estava em Jaboatão, como ele ou ela esta indo para Jaboatão ?


 Uma das respostas obtidas pelos moradores foi que se identificam com seus bairros, e respectivas localidades. Mas , como a parte centro da cidade de Jaboatão esta afastada dos bairros periféricos,  comunidades litorâneas e rurais. É algo costumeiro, e comum, falarem que estão indo para Jaboatão. Que na verdade, estão se referindo a parte centro da cidade, que é chamada de Jaboatão Centro.


FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO EM JABOATÃO DOS GUARARAPES PERNAMBUCO BRASIL 

Isso faz com que os moradores tenham um certo patriotismo isolado, em seus respectivos bairros. Se vendo e se identificando com os costumes do local. E muitas vezes, como morador do bairro. Mas não da cidade, em sua totalidade e atual conjuntura. Isso vem do passado da cidade. Quando grande parte da população rural, levava seus produtos agrícolas para cerem vendidos nas partes mais urbanizadas de Jaboatão dos Guararapes.

Com o decorrer do tempo essa tradição linguística e cultural foi passada de geração a geração. Mas ,esse fenômeno cultural não de restringe unicamente a cidade de Jaboatão.

Jaboatão é o segundo município mais populoso do estado de Pernambuco. estes dados foram concluídos depois de pesquisas realizada pelo IBGE em 2015. Tendo aproximadamente 686 122 habitantes residindo numa divisão de área geográfica do município,de aproximadamente 257,3 Km².  

As vias para se chegar em Jaboatão dos Guararapes são as BR s -101 e 232. Estas vias  servem de deslocamento para o interior do estado de Pernambuco. Jaboatão dos Guararapes também possuí um sistema ligado ao metrô e ônibus. Fazendo com que os bairros se interliguem, por meios de um sistema metroviário e rodoviário. 


Isso da maior acessibilidade no deslocamento para outras cidades, da Região Metropolitana do Recife ( R M R ). Cidades como por exemplo:  Moreno, Recife capital,  Camaragibe e Cabo de Santo Agostinho,  são ligadas com Jaboatão dos Guararapes. 


francisco.explorador.pe@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário