quinta-feira, 27 de outubro de 2016

BASÍLICA DA PENHA : UMA DAS MAIS BELAS DO BAIRRO DE SÃO JOSÉ

FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO DA BASÍLICA DA PENHA RECIFE PERNAMBUCO BRASIL
Esta belíssima basílica, que esta localizada nas proximidades com o Pátio de São Pedro e do lado do Marcado de São José.E faz desse trocho da cidade do Recife, um lugar que podemos ver as diferentes distinções culturais, sendo praticadas no mesmo território.

De um lado temos os fieis praticando sua fé, referentes aos valores e princípios cristãos. Do outro temos comerciantes, ambulantes, muitas lojas e o mercado mais popular do bairro. Um lugar onde as classes sociais não se tem distinção. Um lugar onde pessoas muito trabalhadores recebem com muita hospitalidade todos que chegam para passear e fazer compras.

Um lugar onde pode se dar ao luxo de um passeio, apreciando as belas igrejas, fazer um ótimo almoço nos restaurantes dentro do Mercado de São José, e pode ir na missa, para praticar sua fé e meditar sobre as reflexões da existência, e vida terrena. E neste bairro onde nasceu o ritmo mais característico da capital Recife, ou seja o Frevo, também temos uma maravilhosa basílica.
FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO DO MERCADO DE SÃO JOSÉ NO RECIFE PERNAMBUCO BRASIL 
E convidamos vocês para mais este belíssimo passeio, na perto centro da cidade do Recife, e lhes mostraremos as raízes culturais de nossa amada cidade.

                                                               
                                              HISTÓRIA 
Este belíssimo monumento de estilo neo clássico que esta localizado no bairro de São José, teve sua origem numa capela construída pela ordem dos frades Capuchinhos Franciscanos.Ela foi erguida no ano de 1656, e em dedicatória a Nossa Senhora da Penha. Este foi mais um dos momentos importantes, na história e do desenvolvimento da cidade do Recife. Muitos bairros, como dissemos anteriormente, se desenvolveram nos arredores e proximidades de suas respectivas igrejas.

FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO DA BASÍLICA DA PENHA RECIFE PERNAMBUCO BRASIL
Alguns lugares por exemplo que se desenvolveram culturalmente, foram na cidade de Igarassu no litoral norte de Pernambuco, com a igreja de São Cosme e Damião, que é a mais antiga do Brasil em funcionamento, do Pátio de São Pedro no Recife e a capela de Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição também no Recife. Com a Basílica da Penha não seria diferente. Sua construção teve inicio no ano de 1870 e termino no ano de 1882, e uma das suas principais características, que não se limita a sua belíssima  aparência e imponência, é que ela é a unica em estilo Coríntio. E isso faz com que o bairro tenha mais um grande motivo, para se orgulhar. Ela é a unica no Recife com este aspecto arquitetônico.
FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO DA BASÍLICA DA PENHA RECIFE PERNAMBUCO BRASIL
Sua inspiração acredita se que veio da Igreja de São Jorge Maior de Veneza, e não só acredita se por causa de sua grande beleza externa, mas também por causa de sua aparência em seu interior. Com uma grande riqueza de detalhes, sendo retratadas passagens bíblicas em sua fachada, e com colunas em mármore e as imagens são em tamanho natural, e algumas entalhadas em suas portas e fixadas na nave da igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário