terça-feira, 20 de dezembro de 2016

CUMARU UM PEDACINHO DO AGRESTE NO CORAÇÃO



FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO EM CUMARU NO AGRESTE DE PERNAMBUCO BRASIL



O agreste de Pernambuco é uma terra maravilhosa. Contendo vários climas em focos isolados, em toda sua região. No agreste e sertão especificamente, como antigas culturas e tradições de nossos antepassados ​​de várias origens, ainda são muito preservadas. Tanto, que pode ser encontradas características dos judeus, ameríndios, africanos, portugueses, arábios, espanhóis e holandeses nestas imensas regiões. 



De maneira consciente ou não, de suas origens e tradições os moradores do agreste e do sertão preservam suas antigas tradições. Os moradores do agreste e sertão, são um povo receptivo, alegre, cordial, hospitaleiro, generoso, honrado, trabalhador e de grande fé religiosa. No agreste, de Pernambuco está uma pequena, mas bela cidade chamada Cumaru. O nome é derivado do idioma indígena, e é referente a uma arvore. Hoje o Cumaru é uma raridade na mata atlântica e agreste.  



FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO DA ARVORE CUMARU, ARVORE SIMBOLO DA CIDADE DE CUMARU NO AGRESTE DE PERNAMBUCO BRASIL 


A cidade de Cumaru está localizada aproximadamente 110 quilômetros , da capital pernambucana Recife. Com um clima agradável, e com ventos constantes, Cumaru torna-se um lugar ótimo para quem vai fazer um turismo rural ou religioso. A cidade está localizada a uma altitude de 443 metros ao nível do mar, numa região rodeada por serras que servem como limitadores da cidade. Também tem em sua hidrografia uma bacia do Rio Capibaribe, e tem um clima típico do agreste pernambucano ou semi árido. 

Cumaru tem como cartão postal  uma bela vista do Cruzeiro. E pode ver como as serras ao redor da cidade, formam um mosaico natural. Também tem uma festa em homenagem a Santa Terezinha, padroeira da cidade.  Com apresentações depois da missa, com bandas regionais e de outros lugares do Brasil.

FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO DO ALTO DO CRUZEIRO, TENDO AO FUNDO A CIDADE DE CUMARU NO AGRESTE DE PERNAMBUCO BRASIL

                                               CIDADES PRÓXIMAS 
FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO EM CUMARU NA FESTIVIDADE DE SANTA TEREZINHA 
Como cada cidade possui suas próprias características. Não seria diferente em Cumaru. Com suas características culturais e potenciais turísticos. Devido a geografia e tradições.

Não há agências pernambucanas, cada cidade mantem suas tradições. Que ajuda na economia, e com o que elas tornaram-se fontes de renda extra, e torna cada  cidade um roteiro de turismo obrigatório, para quem vai realmente quer conhecer o estado. Na cidade de Bezerros que está mais ao sul de Cumaru no  carnaval tem os  Papangus. Que são homens mascarados, comendo angu (Comida tipica da região nordeste do Brasil feita de milho)  e na época do inverno, na Serra Negra uma reserva florestal torna-se roteiro para os amantes da Natureza e das vigílias, nas noites com fogueiras.


FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO DA FESTA DE SANTA TEREZINHA EM CUMARU AGRESTE DE PERNAMBUCO BRASIL 

No norte temos Surubim. Que é uma cidade de Pernambuco, que possui sua tradição na criação de gado e nas apresentações de bandas de Forró durante o São João.
                                                                           
                          FESTIVIDADES 
FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO DURANTE A FESTA DE SANTA TEREZINHA EM CUMARU

A Festa de Santa Terezinha é uma das mais importantes festividades religiosas da cidade de Cumaru. Durante os dias da festa, muitos turistas de outras cidades chegam até da R.M.R (Região Metropolitana do Recife) depois da realização de uma missa, e posteriormente é realizada a festa. Com uma hospitalidade e generosidade tipica do interior, os moradores recebem os turistas e os amigos vindos de outras cidades.
Com o termino da missa os eventos populares são iniciados. Na noite com muitas apresentações de bandas vindas do agreste de Pernambuco, e de outras regiões do Brasil. Muitas músicas, ótimas conversas, um clima agradável, uma bela paisagem e uma ótima culinária, torna Cumaru um excelente convite para os amantes de Pernambuco. No São João muitos  Casais aproveitam esta festividade para dançar, conversar, rever os amigos, os parentes e apreciar músicas tipicamente regionais.


 FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO NO MIRANTE DE CUMARU ONDE O CRISTO ESTA DE BRAÇOS ABERTOS PARA UMA CIDADE NO ESTADO DE PERNAMBUCO BRASIL

Ao que se percebe caminhando em Cumaru, que se tem uma multiplicidade religiosa. Mas, tem um grande respeito, entre as religiões cristãs. Tendo templos evangélicos e católicos são em sua grande maioria. Tanto, que um dos pontos turísticos de Cumaru é o Cristo. Que está localizado no cruzeiro, no mirante.  

Este vídeo é de um dos nossos amigos e parceiros de trabalho, chamado Adalberto Silva, da cidade de Bezerros no Agreste de Pernambuco.










Nenhum comentário:

Postar um comentário