quinta-feira, 23 de março de 2017

DICAS DE COMO ESCOLHER UMA MORADIA E COMO SE DESLOCAR NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE


Foto tirada por Francisco Monteiro no Bairro da Boa Vista na capital  Recife Pernambuco Brasil 

Muito obrigado aos nosso leitores, que acompanham o nosso humilde blog. O Ver Pernambuco + blog hoje é visitado em mais de 60 países. E graças a Deus, e a vocês nossos leitores, chegamos em vários lugares ao redor do mundo.

E como acreditamos que muitos dos leitores sejam brasileiros, morando fora do país, estrangeiros que gostam do Brasil e acompanham as nossas matérias e noticias por meio da internet , por meio de amigos e familiares que residem no Brasil. Nós decidimos fazer algumas matérias, para ajudar vocês a diminuírem um pouco as saudades de nosso amado país e estado.

E creditamos que muitos já pensaram, em morar aqui no estado. Ou já são brasileiros residentes fora do país, ou estrangeiros que conhecem pessoas que moram aqui. Devido essa junção de fatores..... decidimos a partir de hoje, dar dicas de como se deslocar pela região metropolitana do Recife e como escolher uma residencia. Essas dicas foram retiradas de pesquisas pessoais, pesquisas de campo realizadas pela equipe do Ver Pernambuco +  durante muitos anos e experiencias pessoais vividas por nossos integrantes, amigos e por muitas fontes em jornais, blogs e sites relacionados.

A região metropolitana do Recife é composta de 14 municípios. Distribuídos nas áreas do litoral e parte da zona da mata Pernambucana. E estas áreas, onde estão localizados os municípios são: Região metropolita norte, região metropolitana sul  e centro da região metropolitana.

Os municípios  são distribuídos em áreas com industrias, áreas rurais, litoral, zona de mata atlântica, zonas comerciais e muito urbanizadas, periféricas ou comunidades, vilas, altos ou morros, residenciais, pequenas comunidades, sítios e engenhos. E mesmo algumas cidades estando na região metropolitana, guardam alguns aspectos típicos do interior como por exemplo : Cavalgar em cavalos, andar de charretes, plantações e roçados, muitos trechos das cidades arborizados, rios, lagos, cachoeiras e passeios religiosos. E nas cidades com extrema urbanização e expansão territorial, a vida urbana não é tão voltada para as características campestres. Com exceção, de alguns bairros logicamente. Sendo assim, dependera logicamente  do modo de vida e perfil de personalidade de cada um julgar oque acredita ser melhor para si. Mediante sua tolerância e adaptação com o perfil de cada lugar. Os aspectos culturais, clima, trabalho, saúde e mais alguns temas são importantes. Antes e na hora de se efetuar uma compra de um imóvel.

E para facilitar nesta escolha e nos critérios de avaliação. Nós escolhemos alguns tópicos. Que talvez possam lhes ajudar, ou lhes guiar na hora de efetuar uma compra. Lembrado-se que, dependera unicamente de cada um! julgar oque é melhor para se mesmos. E nós só estamos sugerindo alguns aspectos, para serem avaliados na hora de fazer sua escolhas.

1. Distancia da cidade que pretende residir com                            relação ao Recife centro
 Muitas das das cidades da região metropolitana, possuem suas próprias características. E nem sempre, alguns produtos e serviços são facilmente encontrados nos respectivos bairros, das outras cidades. Por este motivo, muitos moradores de cidades com proximidades com o Recife, em vez de fazerem suas respectivas compras nos bairros que residem ou nas cidades próximas, preferem ir para o centro do Recife. Por motivos óbvios e ter mais alternativas, e variedades nos serviços e preços. E por possuir mais alternativas, de lojas, pontos comerciais variados, shoppings, transportes e opções de lazer.

Em bairros pequenos e com poucos pontos comerciais, alguns comerciantes julgam-se no direito de monopólio de preços de seus produtos e serviços. Isso faz com que os produtos sejam vendidos, por um preço superior ao de mercado. Isso direta e indiretamente, obriga aos consumidores residentes em bairros com esse aspecto infelizmente a aceitarem os preços impostos pelos comerciantes e preços infelizmente elevados. Mas, muitos não aceitam essa situação!. E preferem , se locomover para outros bairros, para só assim, comprar oque precisam. De vez de comprar no próprio bairro. Bairros que geralmente só existe um ponto comercial, para cada tipo de serviço e produtos, fazem constantemente isso. Mas, salientando: Nem todos os comerciantes concordam com essa forma de agir !.

Por exemplo um bairro que tem apenas uma padaria, uma farmácia, um super mercado, um salão de beleza, um bar e não tem feiras no bairro ou nas proximidades. Os comerciantes se aproveitam dessa realidade, de falta de concorrência e livre mercado, para colocar os preços elevados. Isso acontece muito em pequenos bairros, vilas e comunidades rurais.

2 . Distancia das cidades próximas da cidade que       pretende morar e como é a infraestrutura delas. 

Algo extremamente importante é saber e realmente conhecer como são as cidades nas próximas da que pretende morar. Este tipo de conhecimento, é importante. Dependendo de como ira se deslocar por sua cidade, em alguma eventualidade poderá trafegar nas outras cidades, tendo melhor conhecimento das rotas. E é  relevante dizer:  Que é bom conhecer as rotas por onde passam os ônibus, suas paradas em cada  cidade. Quais empresas de ônibus prestam serviços nelas,  cada pista e onde os levara, referenciais e localizações mais praticas e seguras, vários meios de retornar e rotas alternativas para retornar para casa. Também, para se avaliar como funciona o sistema de transporte, quais meios são mais viáveis na locomoção se tratando do valor das passagens , conforto, praticidade e quais são os meios mais usados e mais viáveis como por exemplo: Carros particulares, táxis, ônibus, metrô, trem, moto táxis, micro ônibus etc.

3. Como é o clima em cada cidade e como isso         influencia direta e indiretamente na economia,         transporte, moradia e atividades escolares.

Uma das melhores sugestões, antes de comprar um imóvel é: Verifique as condições da infraestrutura do imove e qual o real estado que ele se encontra no inverno. Esta sugestão é extremamente importante, na hora de escolher uma residencia para morar. Ou alugar. Fatores externos ao imóvel podem interferir direta ou indiretamente no valor da residencia e na sua qualidade de vida. E poderá lhe dar muita dor de cabeça! e arrependimento, depois que a compra for efetuada. Por mais estranho que possa parecer para muitos. Mas, o inverno é a melhor estação do ano, para escolher uma casa, ou outro tipo de moradia. Muitos dos problemas estruturais das residencias, como por exemplo : Goteiras, infiltrações, umidade e até trechos da rua, do bairro ou da cidade que alagam durante esta estação do ano.

Todos estes fatores climáticos interferem diretamente nos critérios de avaliação do real valor de mercado para o imóvel. E se os problemas não foram realmente graves, ou de perigo para a saúde e vida dos moradores, pode ser reavaliado o preço e renegociado por um valor um pouco inferior. Logicamente se o proprietário ou locatário assim desejar fazer. Vejam também, como a estação das chuvas interfere diretamente muio ou pouco no transito. Isso ira interferir de alguma maneira no seu deslocamento para o trabalho, buscar as crianças na escola ou nos passeios com seus amigos ou familiares. E se por ventura desejar abrir um ponto comercial, veja como as chuvas interferem no comercio e nas atividades escolares.

Todos estes fatores devem ser avaliados com muita cautela. Em alguns bairros da região metropolitana sul, como por exemplo o bairro de Cavaleiro em Jaboatão dos Guararapes, alguns bairros de Camaragibe região metropolitana norte e São Lourenço da Mata o transito fica mais lento. O comercio diminui um pouco e a circulação da clientela por causa de alguns trechos alagados, nas partes próximas dos rios e nas partes mais baixas das cidades.

4. Relação com vizinhos e os principais problemas               relatados sobre convivência  

Sugerimos que verifiquem os históricos das cidades próximas da que pretendem morar, verifiquem o histórico da cidade que pretendem morar, da rua, do trecho da rua, dos moradores, um pouco do histórico  dos proprietários antes da casa ser comprada e do próprio imóvel. Tudo isso, pode parecer Bobagem. Ou paranoia. Mas, estas dicas nos foi dada por diferentes pessoas, como o nosso amigo Leonardo M residente na região metropolitana sul ( R.M.R.S ).

Leonardo M quando optou, por morar numa casa com sua esposa e filha. Não avaliou estes pormenores. E se decepcionou muito depois.

Depois de uns meses morando em sua antiga residencia. As complicações com a localização da casa do qual residia e as dificuldades de convivência com seus vizinhos, se transformaram em algo insustentável. E as adversidades eram muito grandes. Frequentes perturbações causadas nos fins de semana e dias de folga, eram os principais desconfortos causados pelos vizinhos. Mas, quando foi morar na casa, acreditando ele que por mora numa casa grande, e esta perto dos familiares de sua esposa, teria um pouco de paz.

Muitos ingenuamento aqui costumam dizer o seguinte : Se eu estiver dentro de minha casa, pouco me importa com oque acontecer do lado de fora. Pois nada tira minha paz. Muitos arrependeram-se amargamente depois. E pagaram com a saúde. Tiveram posteriormente uma baixa na qualidade de vida, por pensarem de maneira despreocupada e relaxada, dando pouca relevância na avaliação de aspectos culturais e na relação com fatores comportamentais, de seus próximos.

Depois quando os fatores externos, interferiram diretamente na qualidade de vida, lhes tirando o sono, a paz e muitas vezes até o desejo de continuar morando no mesmo bairro. Muitos optaram por mudar, para lugares mais tranquilos e de preferencia com vizinhos morando longe de suas residencias.

Algumas pessoas estão tão habituadas a ouvirem o mesmo ritmo musical, em alto volume, em suas residencias. Que não sendo o suficiente. Levam seus aparelhos celulares com as mesmas músicas, para qualquer lugar. E colocam em alto volume. Isso traz um certo desconforto, principalmente em lugares públicos. Existem praças, parques e outros lugares que os moradores de diferentes cidades de região metropolitana frequentam, com o intuito de sair um pouco da rotina do dia adia e ter um pouco de paz .

Muitos vão para os parques levar as crianças para brincar,  passear com o cachorro, praticar esportes , ler um bom livro, conversar com os amigos, jogar dama ou xadrez e respirar um pouco de ar puro. E a ultima coisa que as pessoas no local estão desejando, é  ter uma pessoa lhes tirando a tranquilidade e a paz do momento.

 As músicas em alto volume tornam-se algo inapropriado e indesejado para aqueles que vão para lugares tranquilos. Ter um pouco de paz , silencio e tranquilidade nos momentos de lazer é para muitos uma questão de saúde publica. E o barulho pode se tornar algo como um instrumento de pratica de tortura psicológica. Levando muitos a terem problemas sérios de saúde . Barulhos constantes podem causar alguns problemas de saúde, como por exemplo: Perca de sono, perca de de apetite, irritabilidade frequente, perca de parte da audição, dores de cabeça e até problemas cardíacos. Infelizmente em muitos lugares esse mal abito, tornou-se algo socialmente aceitável. E pouco reprimido moralmente falando da parte de uma  parcela, que não se importando com o desconforto, que os mesmos causam as outras pessoas.

Vizinhos inconvenientes, desrespeitosos, deselegantes e pouco amistosos estão entre as principais queixas relatadas por  nosso amigos, e conhecidos.  Em muitos lugares da região metropolitana está é uma das grandes causadoras de inimizades e conflitos. Mas, vale muito apena lhes informar, que não é em toda região metropolitana, que isso acontece. Mas, infelizmente em alguns bairros da região metropolitana, isso não é uma raridade infelizmente. E infelizmente ainda hoje, se tem problemas entre vizinhos por causa do desrespeito com relação a privacidade dos demais. Em alguns bairros que os vizinhos moram a muitos anos e se conhecem, se tem um certo respeito. E evita-se criar problemas. E muitas vezes os causadores são pessoas novatas.

Em alguns bairros até mesmo numa simples festa de aniversário, os moradores tentam  incomodo o minimo possível. Para evitar desconforto, com os outros residentes do bairro. Por exemplo : No bairro do Curado 1 no distrito do Curado, que fica na divisa de Recife com Jaboatão dos Guararapes, os moradores geralmente respeitam, e preservam o silencio dos demais.  Quando de repente, em alguma rua, algum morador está trazendo um grande incomodo, e passando dos limites de tolerância para os mais antigos. Já sabem. Que se trata muito provavelmente de algum morador novato no bairro. A politica desses pequenos bairros, que é composto em sua maioria por evangélicos, católicos e outras denominações religiosas é de preservar a tranquilidade dos demais. lembrando, que existem algumas exceções.

5.      Transtornos referentes ao transporte e                          proximidades das residencias 

Alguns relatos contados por um dos nossos amigos chamado de Leonardo M que residia em Camaragibe, nos mostra as dificuldades de se morar distantes dos meios de transporte e de ter casas muito próximas umas das outras. As dificuldades se tratando do trajeto e deslocamento para o trabalho, tornaram-se um desgaste quase, que constante. Isso fazia com que Leonardo M sentisse que sua qualidade de vida estava sendo prejudicada. Desgastado pelas longas caminhada diárias nas idas para o trabalho, e o retorno para sua casa e as perturbações causadas pela ausência de tranquilidade e silencio nos dias de folga de seu trabalho, provocadas pelo volume elevado dos aparelhos de som de seus vizinhos. O pressionou de uma certa maneira, que o fazia arrepende-se, de morar no antigo bairro. E mais especificamente na sua antiga moradia.

Os problemas não estavam limitados ao desconforto, causado pelos vizinhos. Mas, também, especificamente com a localização de onde a antiga casa que Leonardo M  residia.  Com sua antiga residencia estando localizada num bairro distante e com muitas ladeiras, distantes da rodoviária e da estação de metrô de sua antiga cidade Camaragibe, e o mesmo trabalhava em Jaboatão dos Guararapes. A distancia do trabalho e poucos transportes, que circulavam em direção ao trabalho, os vizinhos inconvenientes e barulhentos, com aparelhos de som constantemente ligados desde logo cedo da manha até a noite em alto volume, no inverno o deslocamento até a sua antiga residencia tornava-se um grande sacrifício, os ônibus e de mais meios de transporte, trafegavam em ruas mais distantes e na avenida principal que era distante de sua residencia, transformarem-se depois de um tempo em algo muito desgastantes. Com todos esses complicadores, e as faltas de alternativas realmente viáveis para sua permanência no mesmo lugar,  influenciou em sua decisão de mudança para outra residencia.


     6. Problemas de convivência com outros                  inquilinos, com o locatário e estruturais 

Outros problemas se tratando das proximidades das residencias, é o perigo de incêndios, e os assédios constantes e perseguições por motivos políticos, ideológicos e até inveja. Estes relatos nos foram passados por um dos integrantes do blog Ver Pernambuco +  e um ex morador e amigo nosso. Que residia em Jaboatão dos Guararapes.

Quando mudou-se para uma pequena casa em Jaboatão dos Guararapes, Ivan Pessoa desconhecia o comportamento de alguns dos locatários, das residencias que morou. Infelizmente, esta é a realidade vivenciada por muitos. E varias pessoas nos  compartilharam seus relatos, de suas experiencias desagradáveis.  Barulhos logo cedo pela manha durante a semana e nos fins de semana, causados pelo proprietário, pessoas bêbadas sentadas com bebidas e com vocabulários vulgares nas entradas das residencias, problemas causados pelos proprietários por causa da demora na entregar das contas, assédios sofridos pelas esposas e filhas dos inquilinos por parte do locatário e outros inquilinos, problemas estruturais como infiltrações e goteiras no inverno, são algumas das  muitas complicações sofridas por quem aluga um  imóvel.

Alguns locatários de casas, quitinetes, pequenos apartamentos e cortiços, não enxergam os inquilinos como seres humanos. Mas sim, como meros meios de ter dinheiro no final de cada més. E infelizmente, um de nossos amigos sentiu isso na pele. E vivenciou fases muito ruins, quando residia em Jaboatão dos Guararapes que está a 14 quilômetros do Recife na Região metropolitana sul do Recife.

O relato de nosso amigo começa nos contando alguns problemas muito sérios. Que muitos não compartilham. E por muitas vezes, isso acaba por cair no esquecimento e desconhecimento. E novas vitimas são enganadas.

Os problemas se tratando de morar em residencias pequenas e desconfortais, transformasse em algo muito superficial. Se avaliarmos todo o contesto prejudicial, causados pelos que deveriam ter mais responsabilidades e comprometimento com suas moradias. As limitações da qualidade de vida, causadas por alguns proprietários de pequenos imoveis, é algo que muitas vezes supera, os limites de paciência e tolerância. E vai muito além, do desconforto de pagar todos os meses por uma moradia de má qualidade. E como alguns locatários infelizmente tratam seus inquilinos, como meros meios de manter seus sustentos e pagar suas contas. Poucos se importam, se de alguma maneira o inquilino está sendo prejudicado.

Quando se pensa em morar em uma casa , apartamento ou mesmo quitinete de aluguel , geralmente busca-se ter um pouco de paz e harmonia. Muitos dos que alugam apartamentos são estudantes, homens e mulheres solteiros, casais as vezes com filhos e com pessoas idosas. Mas, o ato que a principio lhes parecia ser bom, torna-se dependendo de quem for o locatário logicamente, um grande exercício de paciência.

Em um pequeno cortiço no bairro de Cavaleiro. Perto do lugar chamado de Baixa da Colina. Um dos nossos amigos do blog Ver Pernambuco +  passou por péssimos momentos. Morando das proximidades com uma estação de metrô, com o terminal de ônibus do bairro, com farmácias e outros pontos comerciais, alguns pensariam que ele não teria problemas sérios. Mas, tudo isso não significava, que a localização lhe trazia paz.

O antigo prioritário do cortiço era um homem muito problemático. Alguns ex moradores saíram de suas residencias, com no minimo queixas, referentes ao descaso do locatário dos imoveis. E até mesmo por causa de assédios e insultos, sofridos por eles.

O locatário constantemente irritava seus inquilinos. E queria que se submetessem e tolerassem suas atitudes desagradáveis, inconvenientes e arrogantes. Uma certa vez nosso amigo recebeu uma ligação a noite. Um colega de trabalho lhe pediu ajuda para levar os moveis para uma nova residencia que ia morar. Ele comprometeu-se em ajudar e prontamente levantou-se de sua cama. Viu que horas eram arrumou-se e saiu do pequeno comodo que residia. Então ele ouviu depois de trancar a porta o ex dono dos imoveis falar : Esse cara está saindo essa hora por quê ? A onde esse cara vai ?.  

Nosso amigo não deu muita importância, para oque ouviu. E saiu despreocupado para ajudar o colega de trabalho.

Aproximadamente uma hora depois ele retorna mudança. E quando estava em frente ao  único portão, que servia de entrada para todos os inquilinos e o proprietário...... descobriu que encontrava-se trancado. Este portão não costumava ser trancado. Era constantemente aberto por seus moradores independente da hora do dia ou da noite. Então nosso amigo se recordou, que ouviu aproximadamente uma hora antes, o proprietário fazendo comentários sobre a saída dele. Passou alguns minutos na rua se perguntando oque iria fazer ? Então tentou abrir o portão mesmo com dificuldade. E descobriu que foi colocada uma amarração improvisada. Que segurava o ferrolho. E nosso amigo tirou sua chave e conseguiu utiliza-se dela como uma ferramenta de corte. E então conseguiu entrar.  No dia seguinte quando nosso amigo estava saindo para o trabalho pela manha. O proprietário do cortiço o viu. E ficou com uma feição de surpreso, e que não estava acreditando que nosso amigo tinha conseguido entrar.

Não só foi este caso que aconteceu com  um dos ex morador do cortiço. Um casal que foi morar lá  no segundo dia tiveram problemas, com relação ao proprietário. Ele os recepcionou muito bem. Salientando que esta estrategia de abordagem de tratar bem os inquilinos, é algo muito utilizado por alguns locatários para ludibriar os novos moradores. O homem estava entrando em um processo de separação de sua ex esposa. E também estava se mudando de sua antiga residencia. Então procurou um lugar para se mudar, e levar seus moveis e sua nova esposa antes de receber uma indenização por uma residencia que que possuía e seria derrubada. Para a construção de uma estrada.

Estando no cortiço a dois dias. A atual esposa tinha lavado as roupas de casal, e o uniforme da empresa do qual o marido trabalhava. E precisava de um varal, para secar as roupas. Ela conversou com a esposa do dono do cortiço que explicou a mulher que se utilizava do varal que se encontrava na frente das casas. Mas, que ela poderia utiliza-se,  de um que estava mais a fundo, no corredor. Até ai tudo terminaria bem. Mas, quando a senhora colocou as roupas, o varal partiu e todas as roupas ficam sujas. Ela pacificamente foi conversar com o dono do cortiço sobre isso. E pedir a ele que gentilmente á ajuda-se, com um novo varal. Ele olhou para ela e falou: Se você está achando ruim pode se mudar !!!!! eu lhes devolvo o dinheiro do aluguel !!!!! A senhora ficou assutada e sem entender porque estava sendo tratada daquela maneira e aguardou até a noite seu esposo chegar para conversar com ele, e contar oque aconteceu.

No terceiro dia nosso amigo do blog abriu a porta logo cedo pela manha. Viu o  casal e lhes desejou bom dia. E a senhora falou com uma feição de tristeza : Estamos nos mudando hoje. E começou a relatar o ocorrido no dia anterior. Poucas horas depois chegou o caminhão de mudança, e nosso amigo ajudou o casal a colocar os moveis e se despediu. Meses depois, nosso amigo  mudou-se do cortiço para outra residencia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário