sexta-feira, 17 de março de 2017

RECIFE POUCO CONHECIDO : FORTE DO PICÃO

Foto tirada por Francisco Monteiro do Forte São Francisco da Barra ou Forte do Picão no Recife Pernambuco Brasil


Quando caminhamos no Recife Antigo, e em especial na praça Barão do Rio Branco, vemos mais afundo indo sentido norte para a cidade de Olinda,  um forte do qual Pouco de sua história é conhecida e contada. Este forte farou como também é chamado, sofreu muitas modificações com o decorrer do tempo e as revoluções e batalhas travadas no estado de Pernambuco. Localizado mais ao norte, numa área da calçada natural de recife do qual deu o nome da cidade do Recife está o Forte do Picão.

O forte do Picão é um antigo monumento, que mostra em sua estrutura as  mudanças desde antes da chegada dos holandeses e depois quando foram expulsos do estado. Para chegar nele o caminho é muito complicado. Com pedras escorregadias e pontudas, a água do mar batendo nas rebentações e molhando quem passa por esse trajeto, uma longa caminhada as vezes em baixo do sol forte, o risco de se machucar ou cair em algum buraco e ficar preso longe de socorro são algumas das muitas possibilidades de acontecer com quem se arrisca, e para quem desconhece do caminho até lá.

Os pescadores , moradores locais e barqueiros que são maiores conhecedores da área. São geralmente elas as pessoas mais preparadas e conhecedoras dos riscos de se chegar até o forte. Por todos estes riscos, nós do Ver Pernambuco + preferimos não recomendar, que os visitantes façam essa travessia.
Foto tirada por Francisco Monteiro do Forte São Francisco da Barra ou Forte do Picão no Recife Pernambuco Brasil

O forte está localizado numa divisa, entre o rio Capibaribe e o oceano Atlântico, sentido norte do lado direito do Marco Zero do Recife. De uma longa distancia pode ser observado. Mesmo quem está na praia de Boa Viagem que está mais ao sul e de Olinda, que está mais ao norte. Ele não está neste ponto estratégico atoa. Foi colocado lá justamente como um meio de proteção contra piratas e possíveis invasores, que tivessem a pretensão de saquear as vilas, que depois se tornaram as cidades de Olinda  e a pequena vila de pescadores do Recife que se tornaria posteriormente nossa capital. 
Foto tirada por Francisco Monteiro do Forte São Francisco no Alto da Sé em Olinda tendo ao fundo a capital Recife no estado de Pernambuco Brasil 

O porto do Recife era um dos mais importantes da América do Sul. E o estado de Pernambuco, era o principal produtor de açúcar e seus derivados. Por causa de seus mais de 132 canaviais no litoral e zona da mata. Com isso, era extremamente importante que seu porto fosse protegido contra saqueadores e invasores. No final do século 16 e inicio do 17 buscava se proteger as embarcações e as entradas marítimas portuárias. Com isso, se teve o inicio da construção dos fortes  e do forte chamado de São Francisco da Barra. Hoje chamado popularmente de Forte do Picão.  
Foto tirada por Francisco Monteiro do porto do Recife Pernambuco Brasil 

O Forte São Francisco da Barra também é chamado por outros nomes. Devido as mudanças no aspecto histórico. Ele já foi chamado de Forte Castelo do Mar ou só Castelo do Mar, Forte São Francisco da Barra, Forte laje , Forte da Barra e hoje é chamado de Forte do Picão. Sua construção com fins militares, teve em sua arquitetura utilizado como base solida as rochas do arrecife. Que também era utilizadas nas construções de igrejas e algumas moradias dos moradores das cidades do Recife e Olinda. 

Hoje nesse trajeto do lado esquerdo, encontrasse mais ao sul o Parque de Esculturas de Francisco Brennand e quem desejar pode fazer essa caminhada de mais de 4 quilômetros  até as praias do Pina e Boa viagem. 

Os holandeses em 1630 empreenderam uma invasão ao estado de Pernambuco. Com o desejo de ter o conhecimento sobre a produção e o fabrico de açúcar do estado. E  em busca das riquezas e se apossaram do Forte São Francisco da Barra e começaram á denominá-lo como Forte Castelo do Mar ou só Castelo do Mar. Com isso, não só o nome. Mas, também parte da sua estrutura foi modificada, para atender as vontades dos novos possuidores do forte.  Os fortes localizados em terra e no arrecife atacavam as embarcações, que vinham pelo mar e as embarcações que adentravam pelo rio Capibaribe. E sofriam uma ofensiva tanto da direita como da esquerda com ataques de canhões. 

Tanto do norte pelo Forte do Mar, como do Forte Castelo da Terra assim chamado o Forte de São Jorge. E não só os fortes eram muito perigosos. Mas, os próprios arrecifes desempenhavam a função de afundar os navios. E por este motivo, existem muitos navios naufragados até hoje no Recife. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário