sexta-feira, 23 de junho de 2017

ALGUMAS CIDADES DO AGRESTE PERNAMBUCANO

O Agreste pernambucano é uma terra com muitas mesorregiões, caracterizadas por seus climas variados, relevos, vegetação, aspectos culturais e lendas populares.

Cada cidade do Agreste possui suas próprias características econômicas, voltadas para o turismo religioso, as belezas naturais, as festividades e os polos econômicos como por exemplo: Feiras, centros de artesanato, centros para vigílias noturnas e de urnas, criação de gado , eventos campestres, tilhas, e acampamentos. Nas cidades como Bezerros, Caruaru e Gravatá possuem ótimos polos de animação durante as festividades juninas. E nós do Ver Pernambuco + temos alguns amigos e parceiros que moram no Agreste que divulgamos o trabalho deles em nosso blog.  Por conterem um material de ótima qualidade, muito informativo e serem ótimas, nós recomendamos que visitem os canais deles.

Nós desejamos que o nosso trabalho possa ajudar muitas pessoas do estado que desejem assim como nós mostrar mais das belezas de Pernambuco. Nosso trabalho é voluntário. Ou seja, sem ajuda de custo, sem patrocínio ou colaboradores. E queremos dar continuidade ao trabalho para ajudar outros, divulgando o trabalho deles para que possam crescer mais e mais. E como nossos amigos do interior são ótimas , pessoas e apresentaram ótimos conteúdos sobre á região. Nós os ajudamos divulgando e eles também nos ajudam.

Nossos amigos Adalberto Silva e Adalto Silva tem ótimos canais no You Tube. Muito divertidos, com muitas informações sobre as festividades, as lendas e a belíssima natureza do Agreste, visitem seus canais.

Em Caruaru um dos pontos recomendados é o Alto do Moura. Onde está o maior centro de artes figurativas das Américas. Depois o Pátio de Eventos de Caruaru que reúne milhões de pessoas durante as festividades juninas. Também recomendamos o Museu do Barro que tem uma grande amostra de peças artesanais e de decoração.



Em Bezerros temos o polo localizado nas serras do Parque Serra Negra. Lá está o terceiro polo das festividades mais visitadas do Agreste Pernambucano. Em Serra Negra de Bezerros contem uma programação variada durante os dias de festa, do qual tem um frio as vezes abaixo de 15 graus, com muito forró, com artistas da região, uma comida tipica e a belíssima paisagem da Serra Negra como cenário natural para as festividades.




Bezerros está localizada á aproximadamente 114 km do Recife capital. É uma tipica cidade do Ageste pernambucano que possui muitos lugares belos pouco explorados, ainda para o turismo. Mas, que possuem grande potencial. Com suas ruas pavimentadas, muitos pontos comerciais, igrejas, e que fica em frente a BR 232, também chamada Via Luiz Gonzaga.


Bezerros é uma das ótimas alternativas para quem deseja investir no turismo, ou simplesmente morar num lugar tranquilo. Com suas casas com aspecto colonial e uma tradicional estrutura urbana tipica das cidades do interior Bezerros se potencializa na preservação das tradições tipicas do nordeste do Brasil.


Também durante os ano tem passeios no Parque Serra Negra, uma reserva florestal magnifica, que tem muitas pousadas, trilhas, vigílias o Centro de Artesanatos. Bezerros está em terceiro lugar como cidades para realizar vigílias no nordeste. Isso é decorrentes das lendas, e de possíveis avistamentos na Serra Negra e cidades próximas. A Serra Negra é uma área de grandes mistérios, que moradores afirmam ser um lugar de grandes mistérios e que coisas foram do comum são vistas por lá.

Bezerros também possui o terceiro foco se visitação do carnaval com os Papangus e por isso Bezerros também é chamada de a Capital dos Papangus do Agreste.




Em Bonito temos as belas cachoeiras, as trilas nas serras, as grutas, os rapes e uma belíssima natureza de transição entre a Zona da Mata Atlântica e o Agreste. Bonito está entre as principais cidades do estado de Pernambuco se tratando do turismo de aventura.




Com pousadas, chácaras, sítios, hotéis , pequenas casas e hospedarias Bonito é um dos lugares mais recomendados para os que desejam conhecer mais do estado e ver que o Agreste não é uma terra simplesmente composta por seca e improdutiva. Mas, que muito pelo contrario. O nordeste e especificamente a região Agreste é uma terra riquíssima culturalmente , em suas belezas naturais, em seus sotaques e culinária.  



Já em Gravatá que tem o titulo de Suíça Pernambucana, o clima agradável, os chalés, moveis rústicos, o chocolate quente, os vinhos, o Festival de Jazz, o forró e os passeios a cavalo são alguns dos muitos atrativos localizados na cidade. Também possui importantes polos do turismo religioso, decorrentes de uma história de fé magnifica. Também possui um centro de artesanato, do qual tem muitas obras de decoração de vários artistas da região Agreste.


Em Sairé temos o Festival das Laranjas. Este festival é uma das festividades extremamente importantes no calendário das festividades da cidade, juntamente com as festas juninas. Também possui importantes centros de ensino nos cuidados com o meios ambiente e de tratamento de lixo e de centros de formações de artesões.



Em Cumaru possui um rico turismo religioso e de belezas naturais. Lá tem trilhas realizadas por motos nas áreas rurais da cidade, o Cristo localizado no mirante da cidade, a feste de Santa Terezinha, o Cumaru Feste que é o Carnaval fora de época da cidade e lindas serras ao seu redor, que dão uma belíssima visão aos moradores e visitantes.

Panelas temos o Festival Nacional de Jericos conhecido popularmente como a corrida de Jericos de Panelas. Panelas possui uma linda paisagem das serras e de sua vegetação composta em uma grande parte por gravatas amarelos. No mirante temos uma bela imagem do Agreste Pernambucano, que de lá pode ver outras cidades do Agreste e admirar este lindo cenário dado por Deus. Também possui muitas bicas, as festividades anuais como há Missa do Vaqueiro e o São João.

Em São Bento do Una temos a tradicional Corrida das Galinhas e o Museu de História natural. É uma cidade com um clima frio e acolhedor que recepciona todos os anos muitos turistas de diferentes lugares do Brasil para suas festividades. E São Bento do Una é uma cidade extremamente importante, por causa de suas criações de galinhas e por isso do festival.

Em Garanhos conhecida popularmente como A Cidade das Flores o turismo religioso, suas pousadas, suas festividades,  os belos jardins e o relógio feitos com flores são as principais cenas carateristas da cidade além de um belíssimo por do Sol. É uma cidade muito acolhedora , romântica e que vale muito conhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário