quinta-feira, 5 de outubro de 2017

PÁSSAROS DO NORDESTE DO BRASIL

Hoje quinta feira 05 de outubro de 2017 é dia dos pássaros. Estes animais que tanto alegram nossas vidas e trazem um pouco de harmonia, nas cidades. Nos bairros rurais e campos são símbolos da chegada das chuvas e são retratados nas músicas de Luiz Gonga, como por exemplo os clássicos da música brasileira Asa Branca e Assum preto que estão entre as músicas, que faram da crueldade de algumas pessoas com os animais silvestres e a relação de admiração e respeito do homem do campo com as aves.




Algumas pessoas dedicam parte de suas vidas para mostrarem as belezas naturais existentes ao redor de suas cidades e o comportamento de alguns animais. Na região metropolitana do Recife, ainda existe alguns pequenos trechos de Mata Atlântica, que servem como abrigos para muitas aves de pequeno porto.  Não são facilmente observadas. Mas, os moradores que tem disponibilidade de tempo e interesse podem relaxar ouvindo nos trechos mais silenciosos de suas cidades os pássaros cantando e suas rotinas e comportamentos.





As cidades tornaram-se também abrigos para aves silvestres como corujas , gaviões, carcarás , papagaios , Bem Te Vis ( Nome cientifico Pitangos Sulphuratos )  Canários e tantas outras. E um dos nosso amigos do interior de Pernambuco que mostra as aves e outros animais do Agreste pernambucano é Adalto Silva. Ele tem canais no You Tube mostrando as curiosidades do semi-árido brasileiro. Também tem vídeos de como ter uma boa convivência com as aves domesticas e deixa ótimas mensagens sobre como preservas algumas áreas onde estes animais vivem.




Na região Metropolitana do Recife em algumas cidades como nossa capital Recife, tem muitas praças que podem servir como um observatório, desses pequenos animais. Praças como 13 de Maio, Praça da República, Praça Faria Neves, etc. E nos bairros temos as alternativas de irmos por exemplo no Zoou Dois Irmãos, Nos bairros dos UR s  na região metropolitana sul que os moradores desfrutam nos fins de semana, da agradável companhia dos pássaros nas praças e quintais.



Nos bairros do distrito do Curado os moradores tem os pássaros como vizinhos em seus telhados, igrejas e quintais por causa de um trecho de floresta localizado nos arredores dos pequenos bairros , vilas, apartamentos e pequenos sítios. Já os moradores do Agreste , Sertão e Zona da Mata de Pernambuco tem mais contatos, e de maios abundancia com os nosso amigos de penas. Esperamos que lhes agradem as imagens de nosso amigo do Interior que faz esse belíssimo trabalho.


                                             VÍDEO ESPECIAL DO VER PERNAMBUCO +


Nenhum comentário:

Postar um comentário