terça-feira, 16 de janeiro de 2018

FEIRAS LIVRES DE PERNAMBUCO




Pernambuco é um estado, com uma grande diversidade cultural. Muitas das atividades culturais tem suas origens da vida no campo, nas atividades religiosas e dos comércios. Uma tradição bem característica de Pernambuco e consequentemente de todas as cidades do estado são as feiras e mercados livres. Muitas das feiras deram origem juntamente com as igreja origem a muitas cidades. Cidades como por exemplo : Surubim, Caruaru, Feira Nova e etc tiveram suas bases existenciais nas igrejas e feiras.



Com seus odores, sabores, gritos dos feirantes, animais espalhados em diferentes lugares, frutas, verduras, objetos para decoração, vestuários, erves medicinais, fumos, bebidas restaurantes, barbearias, oficinas e tantas outras coisas que passaríamos o dia comentando, as feiras tem grande importância , pois nelas estão as raízes culturais de nosso povo sendo mostradas em uma grande variedade de produtos.

Talvez a feira mais famosa do Brasil, seja a Feira de Caruaru no Agreste pernambucano.  Caruaru é uma cidade do interior com aspectos de grande cidade. Por isso Caruaru se tornou capital do Agreste. Sua economia mobilidade urbana, e imoveis cresceu tato, que Caruaru não perde em praticamente nada para outras grande cidades pernambucanas. Já na capital pernambucana Recife temos por exemplo o Mercado de São José, O mercado da Madalena que são de grande importância para o turismo e comercio em geral. Já em Olinda temos o mercado de Peixinhos, em Jaboatão dos Guararapes temos o Mercado de Cavaleiro , o de Jaboatão Centro e o de Prazeres. Também temos no Recife o centro dos produtos para serem revendidos em toda região metropolitana o CEASA.

Em toda cidade do interior os mercados e feiras livres, são uma importante mostra da cultura nordestina, sendo exposta ao publico, praticamente todos os dias e recomendamos muito que façam suas compras nos mercados. Lá vocês podem negocias os preços, avaliar os produtos, fazer novas amizades ouvir diferentes músicas e conhecer mais de nossa cultural.

E Adalberto Silva um dos Nossos amigos do Agreste, fez excelentes vídeos, mostrando a feira livre de Bezerros e de Caruaru . Espero que gostem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário